INFLUENCIADORES DIGITAIS – RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL E SOCIAL.


Era digital, os seres humanos se desdobram em tentar influenciar outros seres humanos.

Estamos preparados para sermos influenciadores em larga escala? Antigamente os líderes tinham estes papéis nas diversas áreas da sociedade, mas hoje todos somos, está fácil e na palma da mão.

Temos visto se multiplicarem os INFLUENCERS DIGITAIS, de todas as idades e de qualquer local do planeta. Os humanos estão cada dia mais conectados e sendo influenciados pela avalanche de informações que se derramam todo dia. Da cor de um batom da moda à administração de um país.

E aí vem a pergunta que não quer calar? Qual a responsabilidade do que escrevemos ou falamos perante a nós mesmos e a sociedade?

Vejamos o que é responsabilidade:

Substantivo feminino, dever de se responsabilizar pelo próprio comportamento ou pelas ações de outrem; obrigação. [Por Extensão] Comportamento da pessoa sensata; sensatez. Natureza ou condição de responsável, que assume suas obrigações. Qualidade de quem presta contas as autoridades. [Jurídico] Obrigação jurídica que resulta do desrespeito de algum direito, através de uma ação contrária ao ordenamento jurídico. Etimologia (origem da palavra responsabilidade). Responsável + idade. (Dicionário online da Língua Portuguesa)

Primeiro vamos ver como um ser humano aparece em meio a uma sociedade. Ele necessita de um corpo; ótimo isto já foi providenciado desde que o mundo é mundo, para isso existe o ato sexual entre uma fêmea e um macho. Após o nascimento alguém tem que formar, preparar e inserir este ser naquela sociedade a qual nasceu. Este papel cabe invariavelmente a fêmea, afinal de contas este corpo foi formado dentro dela (de um ser humano nasce outro ser humano), e este vínculo não se quebra, este ser vai se espelhar e aprender tudo com esta fêmea que estamos acostumados a chamar de mãe. Depois desta formação este ser estará apto a ingressar na sociedade maior, por ora ele estava mais restrito a família.

Aqui já podemos começar a perceber que este rebento será criado a imagem e semelhança desta fêmea/mulher/mãe ou sendo mais específica ainda: deus.

Detectamos então a primeira e grande influenciadora de um ser humano: A MÃE, com a responsabilidade da formação dos caminhos neuronais deste cérebro que chegou, ali está sendo inserido o seu programa que foi perfeito, pois a trouxe até ali e ainda lhe deu a possibilidade de reproduzir outro corpo e formar a pessoa humana (social).

Depois de todo o processo realizado este ser estará formado em todas as suas áreas e apto a reproduzir outros corpos. Será que isso faz dele um INFLUENCER DIGITAL responsável?



Somente conhecendo os princípios de algo e a importância disso no viver, será possível ao indivíduo administrar interna e externamente a vida que é.

Saber de si é apropriar-se de magníficas leis que regem o indivíduo humano. Leis, estas, que se forjaram nos dias e noites de um processo evolutivo e que fizeram surgir uma psique capaz de ter noção de que existe, de que está no tempo e no espaço e pode dirigir-se de forma ordenada.

Ver o ser humano em suas capacidades e contradições, em sua potência ou aberração, é ver um fenômeno impar do universo. (COSTA; WILDEMBERG, ano 2012, p. 123)


Diante do texto acima, somos seres inconscientes dos princípios que nos regem e de como administrar a nós mesmos.

Temos responsabilidade não somente como influenciadores digitais, mas principalmente e em grau muito mais efetivo na educação dos filhos, que não são filhos, mas seres em construção dependentes de seu


s educadores para aprender a lida com eles mesmos e não somente como ser um excelente sobrevivente em sociedade.

Que rastros estamos deixando? O que ocorre com aqueles que se influenciam conosco?


O autoconhecimento é a chave para entendermos e enfrentarmos, dentro de nós, os dramas da sociedade atual. (COSTA; WILDEMBERG, ano 2012, p. 123)


Antes de sair por aí atirando por todos os


lados, talvez devêssemos prestar mais atenção neste ser tão desconhecido e tão carente de um educador efetivo: EU.

Voltando ao significado de responsabilidad


e: “dever de se responsabilizar pelo próprio comportamento ou pelas ações de outrem; obrigação.”


EdnaMartin.





18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

autoconhecimento@ednamartin.com.br

(14)997176291

  • YouTube
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter ícone social

Orgulhosamente criado com Wix.com