MITOS, TABUS E PRECONCEITOS. (1)

Atualizado: 5 de Dez de 2019

Porque estou falando sobre isso? Parece não nos interessar muito no movimento diário que fazemos, gastar tempo para saber sobre mitos, tabus e preconceitos, afinal de contas eu não sinto que carrego em meu íntimo estas coisas, principalmente preconceito. Mas se não olharmos para isso, não nos veremos, pois somos basicamente regidos por crenças, mitos, tabus, conceitos e preconceitos.

Do Dicionario Priberam da Lingua Portuguesa

mito

1. Personagem, fato ou particularidade que, não tendo sido real, simboliza não obstante uma generalidade que se deve admitir.

2. Coisa ou pessoa que não existe, mas que se supõe real.

3. Coisa só possível por hipótese; quimera.

tabu

1. [Religião] Proibição de determinada ação, de aproximação ou contato com algo ou alguém que é considerado sagrado.

2. [Religião] Lugar, animal, objeto, coisa ou ação proibidos por temor de castigo divino ou sobrenatural.

3. Medo ou proibição de origem religiosa, social ou cultural.

4. Assunto de que não se pode ou não se deve falar.

5. Que é proibido. = INTERDITO

6. Que não se pode ou deve proferir ou de que não se pode ou não se deve falar.

preconceito

1. Ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.

2. Opinião desfavorável que não é baseada em dados objetivos. = INTOLERÂNCIA

3. Estado de abusão, de cegueira moral.

4. Superstição.

De mitos e tabus escorregamos fatalmente em preconceitos.

Conheço uma senhora de 82 anos, forte, disposta e com muita vontade de viver. Um dia ela me dizia que sente desejo sexual e sonha com isso. Esta senhora é viúva e tem amigas na mesma condição e idade, só que não poderia estar compartilhando ou falando sobre pois as outras a taxavam de regateira, inclusive pelas roupas em que ela usa.

Uma outra vez eu estava visitando uma pessoa de mais de 60 anos e eu com 56. Quando disse a ela que estava fazendo cursos na área da sexualidade, ela disse que eu estava na contra mão do que seria correto para a minha idade; eu deveria estar orando, participando de grupos de oração pelos filhos, pois daqui em diante só isso era útil e necessário.

Chamo atenção aqui de vocês leitores que estão me acompanhando no raciocínio, porque nós mulheres, fêmeas, quando ficamos viúva e entramos na menopausa não temos mais o direito de sentir desejo sexual, se relacionar, ter atos sexuais e vivenciar esta etapa da vida de acordo com nosso potencial físico ?

Vocês vão me dizer, ok, cada um faz o que quer de sua vida, será mesmo que eu quando vejo uma idosa de 82 anos falando sobre isso não vou me escandalizar? Ah hoje já não é mais assim, sim hoje é assim sim, esta idosa vive hoje, e esta de mais de 60 anos também, nos tempos ditos modernos.

Buscando lá em mitos que é nosso assunto de hoje, vejo que existe um que diz que idosos não sentem desejo sexual, e isto é sério meus amigos, pois foi passado de geração a geração, e todos tem isso encravado em seu cérebro, e que uma hora ou outra se manifestará, e muitas vezes será como preconceito, julgamentos, críticas e até desrespeito a quem se dá o luxo de dizer que sente sim desejo.

Tmabém observei que estas pessoas que falaram dessa idosa são azedas, reclamonas, recalcadas, pois assim que se tornaram viúvas jogaram para debaixo do tapete o desejo e ela está se implodindo na revolta sem ao menos saber o porquê.

Como elas vivem? Como pessoas muito religiosas, de moral ilibada, não convivem com pessoas que não prestam e se convivem por necessidade as considera perdidas, e sem moral.

Este é um mito que não percebemos muito pois no mundo dos idosos não nos adentramos não é? Eles meio que não tem tanta importância nos seus desejos, afinal de contas, já casaram, tiveram filhos, ficaram viúvas e estão na menopausa, o que mais resta né meus amigos? Como diz um ditado popular: ora de pegar o terço e rezar, pois o fim está próximo.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo