NECESSITADOS



O que é um ser necessitado?

Significado:

adjetivo

Que carece de alguma coisa; que precisa de; carente.

Que não possui o fundamental para sobreviver; pobre ou miserável.

substantivo masculino

Indivíduo que se encontra em estado de necessidade ou de pobreza; mendigo.

Etimologia (origem da palavra necessitado). Part. de necessitar.

Sinônimos de Necessitado

Necessitado é sinônimo de: carecente, carecido, carente, falto, indigente

(Dicionário Online de Português)

Refletindo nestes significados do dicionário, eu pergunto a vocês, somos necessitados?

Eu me encaixo perfeitamente neste significado, pois sou um ser carente de cuidados, afeto, carinho, alimento, de agua, de dormir, copular, etc...

Seria possível um ser humano sobreviver sem sentir necessidade? Ele teria movimento sem ser carente? Podemos pensar que sim, mas olhando a história da humanidade concluímos que não.

Quando alguém nos fala em necessitados, nunca pensamos em nós mesmos, nos vem à mente aquela pessoa que é um pedinte, que mora na rua, pobre ou miserável e se tivermos um pouco de dó vamos lá ajudar este coitado, e nos sentimos bem supridos da nossa necessidade de ter um coitado para ajudar e ganhar talvez o céu dos bons.

Mas não é bem assim, se voltarmos nosso olhar para nós mesmos e verificar os quanto necessitados somos, afinal dependemos de que o outro nos aprove, reconheça, cuide, nos deseje, de amor, supra muitas e muitas necessidades naturais de um ser humano.

Bom, vamos afunilar um pouco nosso pensamento e olhar mais profundamente ao carente afetivo, quem é este ser que busca incansavelmente por cuidado, reconhecimento e direcionamento? Sou eu, é você? Onde se escondem estes seres?

Se escondem em toda a sociedade, todos os seres humanos são carentes afetivos por um único motivo, quando nascemos temos todo cuidado e suprimento do mundo pelas nossas mães e elas se tornam nosso deus, o poder e é soberana aos nossos olhos. E depois quando crescemos o que acontece? Será que deixamos para trás esta figura tão encantadoramente onipresente e onisciente? Podemos responder que sim, talvez alguém até consiga, mas na maioria das vezes, como não podemos casar e nem viver para sempre com nossas mães vamos projetar em alguém, e este alguém será o nosso supridor de necessidades, mas para isso teremos que nos sujeitar as exigências deste ser.

Alguém aí que está lendo este texto se identifica com isso, ou pensa que tudo no reino humano é puro amor?

Atribuída a Keila Sacavem esta frase diz tudo sobre carência:

“A carência afetiva é um sentimento diabólico, capaz de transformar cafajestes em homens perfeitos, sexo em amor, defeitos gravíssimos em pequenos detalhes, moleques em homens maduros, pessoas nada a ver com a gente em almas gêmeas.”

Logico que a proporção é a mesma para as mulheres.

Hoje no mundo em que estamos inseridos em época de pandemia, a carência afetiva se torna estupidamente visível nos pilares ruídos de uma sociedade, onde Direito, Saúde, Educação e Política estão falidos, pois são seres carentes e inconscientes que ocupam todos estes lugares e projetam suas mães nos outros, buscando suprir suas carências.

Este é um assunto muito sério e grave que nos joga para lá e para cá sem rumo, sem saber decidir, o que fazer e nem como se sustentar física e psicologicamente. Estamos afundando num mar de miséria humana, e com a agravante de um vírus puramente sobrevivente que vai mutando para se fortalecer e sobreviver, estamos entregues a nós mesmos sem olhar para nós, no olho de nossa carência afetiva, o olho do furacão que assola toda a humanidade, em todo tipo de desordens emocionais e fisiológicas.

Somos seres fracos e altamente perecíveis diante de um vírus sobrevivente, e estamos tombando sem a mínima resistência, crianças em busca da mamãe pedindo socorro e projetando naqueles que consideramos ser fortes para nos socorrer.

Uma visão triste a considerar que somos sensíveis e inteligentes.

EE - Edna Martin


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

* 2020

autoconhecimento@ednamartin.com.br

(14)997176291

  • YouTube
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter ícone social

Orgulhosamente criado com Wix.com